Você sabe o que faz um “experiente” Engenheiro de Segurança do trabalho?
Neste bate-papo SUPER CONECTADO, conversamos com a Engenheira de Minas Rosângela Cavalcante, da CRESCO CONSULTORIA, e o Prof. Engenheiro Celso Atienza, do Sindicato dos Engenheiros de São Paulo. Ambos Engenheiros de Segurança do Trabalho com vasta experiência em grandes empresas e mais de 15 anos dedicados a profissão.
Conheça um pouco das nuances da profissão que é paixão de muitos times nas empresas.
A engenharia de segurança do trabalho não é só gerenciar atividades de segurança do trabalho e do meio ambiente e coordenar equipes, dar treinamentos e atividades de trabalho. Emitir e divulgar documentos técnicos como relatórios, mapas de risco e contratos. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
É muito mais do que isso…
Esperamos que goste deste papo entre dois grandes profissionais e seus pontos de vista acerca do trabalho do Engenheiro de Segurança do trabalho, onde falam sobre a importância da experiência e de vivências no aspecto do trabalho.
Dois engenheiros com idades diferentes e experiências diversas em Engenharia de Segurança do Trabalho. A evolução da área. Dois pontos de vista, e de vida, muito interessantes.
“Cuidar das pessoas” – É como cuidar de um jardim, diz a Engenheira de Segurança do Trabalho, Rosângela Cavalcante”. Muitas vezes o colaborador não os vê como defensores da saúde e da integridade deles dentro da empresa, mas o olhar deste profissional está atento à cultura da empresa para fazer com que os riscos se tornem mais amenos.
Pode perceber que o Amor à profissão move a fala de cada um.
Esta profissão tem como pilares a experiência e o amor ao próximo na vivência da causa e efeito quando se é negligente.
De que forma podemos prevenir um acidente de trabalho? Nesta profissão o menor risco humano se constrói com muita informação, prevenção, treinamento, ação e olhar atento deste profissional. Mas sobretudo com AMOR AO PRÓXIMO. Trazemos em suas falas a dicotomia CAPITAL X TRABALHO.
O equilíbrio é a melhor opção. Mas envolve o SER HUMANO, que troca no ambiente de trabalho com gestor. Muitas vezes a atitude de um gestor é decisiva e pode salvar uma vida. Em suas mãos podem estar as vidas dos colaboradores. Será que as empresas preparam os seus gestores para viver este dia a dia?
Treinem os seus gestores com EMPATIA, RESPEITO, MUITO AMOR AO PRÓXIMO e aos colegas de trabalho! Percebam que a experiência nesta profissão específica é algo de muito valioso! A troca entre o profissional jovem e o sênior deve ser intensa e todos ganham: tanto a empresa quanto o colaborador!
Após uma longa pausa e ressignificado, retomamos as atividades deste canal que é pequeno, mas de alma e coração gigante pelo significado que tem, e pelo que vocês representam.
Obrigada a todos! Bora assistir?