Como os seniores estão se redescobrindo nesse mundo digital e inspirando uma nova geração de idosos?

E-n-v-e-l-h-e-c-e-r.  Em todo o mundo e, diariamente, as pessoas envelhecem.

Na verdade, nesse momento, eu, você,  todos nós estamos envelhecendo. Trata-se de um processo natural, resultado de mudanças biopsicossociais somadas e agregadas ao longo de uma jornada chamada vida.

Projeções indicam que em cerca de 30 anos – no ano 2050, a população de idosos  em nosso país, será de aproximadamente – 253 milhões de habitantes (fonte: Brito F. Transição demográfica e desigualdades sociais no Brasil). Mais de 150 idosos para um grupo de 100 jovens (fonte: Miranda G, et al. O envelhecimento populacional brasileiro: desafios e consequências sociais atuais e futuras).

O novo estilo de vida das pessoas, aliado aos avanços da tecnologia, em especial na área da saúde, vem promovendo essa ampliação da faixa etária, permitindo com que as pessoas vivam mais.

Mas, como envelhecer?

Que tal reinventar-se após os 60+, especialmente nesta era digital?

Se até ontem a velhice estava associada à solidão, privação, rotina e monotonia, um novo grupo de idosos tem reinventado a velhice e inspirado sua geração, bem como a geração mais madura que se prepara para viver a chamada: melhor idade.

Ativos, informados, conectados – os idosos estão cada vez mais jovens – buscam cuidar melhor da saúde, trabalhar, viver experiências culturais e civis de uma forma diferente, do que a geração anterior vinha fazendo. Se envolvem em questões sociais, são ativistas de sua própria causa e lutam por seu espaço de fala.

Mas onde dizer? Em especial nesse período estendido de pandemia, em que por amor e cuidado muitas famílias se afastaram fisicamente e mantiveram seus idosos no isolamento social (físico). Avôs e avós tem feito da internet sua grande aliada.

 

Driblando o isolamento e reinventando-se após os 60, nessa era digital.

Se em 2018 o número de usuários seniores na internet era de cerca de 68%, hoje esse público definitivamente assumiu seu lugar nas redes e vem desbravando esse ambiente , com percentuais na casa de 97%. Cenário sem dúvida, ampliado no último ano. Suas redes preferidas são:  WhatsApp, Facebook e Instagram (fonte: Pesquisa Mind Miners & Hype60+).

Histórias como a dos perfis @dicasdowalmir (Instagram)  ou do @historiandoahistoria (Facebook) –  pelo jornalista Roberto Paulino, vão surgindo quase diariamente. Seniores 50+ que decidiram fazer da internet seu espaço de fala, seu ponto de encontro e ali começaram a compartilhar suas experiências. Quando notaram, já eram grandes e expressivos, haviam deixado de falar apenas com a família para se conectar com sua cidade, seu país e até mesmo com o mundo.

Esse é o caso  do perfil @receitasvohdinah (Instagram), a vozinha de 90 anos que mora em Goiás e que abandonou a solidão do isolamento social, para conectar-se diariamente com cerca de 14 mil seguidores que querem saber de sua rotina,  cozinhar com ela e ouvir a voz da sabedoria.

A rede social fez com que a querida Dona Dinah deixasse de se sentir excluída, para se sentir valorizada. Passando a ser até mais vaidosa, querendo estar sempre arrumada para falar com seus netinhos. Dar  e receber muito carinho, definitivamente se reinventando nessa era digital.

Um simples vídeo sobre “como fazer pão de queijo – caseiro”, que a princípio seria postado apenas no grupo do WhatsApp com as bisnetas, foi para a internet  – e logo de cara – ganhou mais de 1.000 seguidores no perfil.

Sim, as pessoas queriam ouvir a antiga dona de padaria e com o dom de fazer pães, bolos, biscoitos e outras iguarias.  E sentir seu bom astral. Aprender com as experiências mãe de 6 filhos, avó de 11 netos e bisavó de 4 bisnetos. Com a guerreira que lutou dos 87 aos 90 anos de idade contra um câncer de mama e não se entregou, pois sabia que tinha mais para viver.

Assim como a Dona Dinah, que diz que jamais imaginou esse sucesso na rede, outros idosos tem se reinventado neste mundo digital e mudado suas vidas. Não apenas encontrando uma nova atividade, mas até mesmo uma forma de obter renda para si e para a família.

O fato é que hoje, essa expressiva lista já soma mais de 100 perfis entre master e micro influencers 50+, a quem as marcas  estão buscando e contratando para falar com um público específico, promovendo a conexão de outros idosos.

Assim como fez a marca Nestlé na divulgação de sua linha Nutren Sênior , contando com a participação de 26 influenciadores 50+, como foi divulgado nas redes sociais do Conexão Melhor Idade, na ocasião da repercussão e resultados divididos pela marca.

Representatividade é o propósito das marcas, atuando com esses influenciadores, seja para que eles ensinem algo que sabem e fazem com maestria, inspirem as pessoas . Ou simplesmente debatam sobre a vida.

Aqueles que se reinventaram no digital…

Com tantos casos e cases, fica difícil escolher 2 ou 3 para contar e trazer como exemplo. Mas o time do Conexão Melhor Idade, com carinho, fez uma curadoria.

Curta essas histórias conosco e compartilhe dessas experiências.

AVÓS DA RAZÃO

As amigas Gilda de 79+, Sônia de 83+ e Helena de 92+ já são famosas dentro e fora da rede. Reconhecidas por seus mais de 108 mil netinhos como as influenciadoras mais pops que se pode conhecer.  Com irreverência, autoestima,  experiência e bom humor,  as três transformaram os papos entre amigas com mais de seis décadas de amizade em um canal da internet. As três senhoras que consideram que sempre viveram a vida à frente do seu tempo, compartilham suas experiências e respondem as perguntas dos internautas, com seu jeito pra lá de especial.

Helena (92 +), que aos 21 anos trabalhava em uma importadora de livros técnicos, científicos e literários, se orgulha por desde cedo ter entrado em contato com a intelectualidade paulista – na capital SP. Ela que diz ter tido uma infância  e adolescência reprimida pela mãe, sofrendo discriminação dentro de casa, afirma que,  a jornada da vida –  dois casamentos e a maternidade de dois filhos a fizeram aprender e amadurecer , a ponto de hoje fazer piada e assim conscientizar as pessoas, com aquilo que ela já passou.

Sônia (83+), foi mãe muito cedo, engravidou e casou aos 16 anos de idade e começou essa jornada adulta aprendendo desde novinha. Suas inúmeras ocupações, dona de casa, mãe de dois filhos, modelo fotográfico e até dona de barraca de aves e ovos no Mercadão de Pinheiros, concederam a ela, experiências e aprendizados que a permitem estar preparada para responder as perguntas que recebe e ainda fazer o público se divertir com as respostas.

Gilda (79+) , diz que a educação que recebeu, a preparou para ser mãe e dona de casa, se casou aos 24 anos de idade, com o primeiro namorado e teve também dois filhos. Mas não queria depender de homem para o sustento e vida. Após sua separação, atuou como figurinista da famosa rede SBT por mais de 20 anos e adorava ficar no meio dos artistas. Quando se aposentou, abriu uma cozinha industrial, mas não teve sucesso no empreender. Hoje chegando aos 80 anos, é influenciadora digital. Tanta vivência assim, merece ser compartilhada, não?

O fato é que quem as segue se diverte e aprende com os erros e acertos que elas já cometeram, e a cada mesa redonda de perguntas e respostas, seu público aumenta e quer ouvir a voz da razão, ou melhor as avós da razão.

 

HELENA SCHARGEL

A ousada, empoderada e estilosa Helena –  modelo, estilista e empresária e se apresenta como “uma menina de 80 anos que encoraja mulheres a saírem da invisibilidade”.

Helena, com base em sua própria história, diz que muitos de nós, pegamos o tempo – esse presente maravilhoso que ganhamos, e colocamos no fundo do armário nos permitindo tornar-se invisíveis. Que infelizmente, após uma vida de trabalho e entrega, muitos confundem a aposentadoria com vazio, com aposentar -se de si mesmo. E compartilha com seu público, sua história, após 45 anos de um trabalho prestado com dedicação, veio a aposentadoria. Ela fazia ioga, terapia, pilates, cursos, mas se sentia vazia.

” A partir do momento que acreditamos em nós mesmos, fazemos com que os outros possam acreditar também. Não dá para passar a vida toda imaginando como poderia ter sido, há que buscar a oportunidade de investir e concretizar os sonhos que se tem, por mais impossíveis que possam parecer. É preciso dar uma chance a si mesmo. Não existe essa coisa de “é tarde demais”, “sou muito velho para isso no momento”. O momento é sempre , o agora. A partir do momento em que você põe fé no seu potencial, as pessoas começam a enxergá-lo”.

Havia um sonho ousado, fundar uma marca de lingeries 60+. Sonho esse que redespertou após um evento 50+. E que Helena em vez de abandonar, bancou, fez, aconteceu.

Hoje aos 80 anos, ela palestra orgulhosa do seu feito, posa como modelo para suas campanhas de lingerie e já foi convidada TEDx para contar sua história e dizer que  idade não é impeditivo para nada. Querer é poder!

Seus quase 30 mil seguidores, adoram receber lições e ensinamentos de quem não se acovardou, mas fez o sonho se tornar realidade. E que e com essa realização, vem renovando a autoestima de tantas mulheres. Isso sem falar nas dicas de decoração, estilo, moda e autocuidado.

 

CHEF LEO OLIVEIRA

Leonilda Oliveira, 57 anos e mais de 20 anos dedicados à sua paixão e profissão – a Confeitaria.

Sétima filha de 12 filhos, de uma família simples e humilde, com pais que sempre trabalharam duro, lutando para que nada faltasse em casa. Leonilda se dedicou em aprender a fazer bolos e confeitos. Iniciou há muitas décadas, aprendendo com cursos através de correspondências. E anos depois, teve a chance em se formar em gastronomia e até mesmo em realizar alguns cursos internacionais na área.

Hoje, sua jornada, conta com mais de 14 mil alunos formados. Pessoas que aprendem com a Chef diariamente através de suas dicas nos canais digitais e suas webclasses e cursos. Apaixonada por gastronomia, a Chef tem um sonho, que vem realizando diariamente, ajudar quem deseja ingressar nesse mercado, a tornar-se cake-designer, um especialista em decoração de bolos e confeitaria.

Depois de sua longa jornada, Léo Oliveira sabe que o caminho não é simples, mas vem fazendo a diferença na vida de tantos boleiros (as), confeiteiros (as) no Brasil e no mundo, dividindo segredos, técnicas, dicas de modo simples e didático, permitindo que muitos encontrem nesse mercado, seu sustento, sua renda, sua realização e inspiração para viver.

Só no Instagram já são mais de 760 mil seguidores que já não ficam sem suas dicas e que aprendem e se encantam com a simplicidade da Chef que quer ensinar. Seu carisma é inegável. E a internet, tem feito com que ela alcance lugares até antes não imagináveis.

Querer é poder!

Ao acaso, ou através de muita garra, coragem e persistência, eles foram lá, fizeram e estão fazendo a diferença. Esse mundo digital que antes parecia assustar, agora é aliado e os faz sentir cada vez maiores e melhores. E todos fazem questão de dizer, se nós conseguimos, interagimos, criamos e ganhamos voz, vocês também podem! Abandonem o medo e se joguem!

O Conexão Melhor Idade, acredita e apoia essa causa! Inclusão social e digital de seniores que podem e devem dominar as tecnologias, minimizar distâncias, conquistar mais liberdade, qualidade de vida e soltar a sua voz.

Conecte-se e descubra o prazer de redescobrir-se!

Nos acompanhe nas Redes Sociais:
✔ Instagram: https://www.instagram.com/conexaomelhoridade/
✔ Facebook: https://www.facebook.com/conexaomelhoridade
✔ Linkedin: www.linkedin.com/company/conexaomelhoridade